Morfologia Externa da Folha
As folhas são órgãos adaptados à realização da fotossíntese. As duas principais características que evidenciam tal adaptação são a forma laminar da folhas e a presença de tecidos formados por células ricas em cloroplastos, os parênquimas clorofilianos.
A forma laminar das folhas faz com que estes tecidos fotossintetizantes fiquem mais amplamente exposto à luz solar.
As folhas tem origem a partir de protuberâncias laterais dos caules denominadas primórdios foliares.
Na maior parte das angiospermas, as folhas tem crescimento limitado, isto é, ao atingirem determinado tamanho, característico da espécie, elas param de crescer.
Partes da Folha
Uma folha geralmente possui quatro partes: limbo, pecíolo, estípula e bainha.
Folhas que possuem todas essas partes são denominadas folhas completas, mas há folhas em que uma ou mais partes poderão faltar.
O limbo, é parte laminar da folha; o pecíolo, é pedúnculo que liga o limbo ao caule; a bainha é a expansão da base da folha, que geralmente enrola-se no caule; as estípulas são apêndices, em geral em números de dois, presentes na base da folha.
Exemplos de Estípulas
As Estípulas são estruturas em forma de escamas localizadas no caule de muitas plantas vasculares junto a bainha das folhas. É uma folha modificada.
Classificação das Folhas
Elas podem ser classificadas de diversas maneiras: de acordo com sua disposição no caule, a forma do limbo, a forma da borda etc.
Filotaxia: É o modo como as folhas estão arranjadas no caule. Existem três tipos básicos de filotaxia:
oposta, verticilada, e alternada.
Filotaxia é oposta quando existem duas folhas por nó, inserida em regiões opostas.
Verticilada é quando as folhas inserem-se em regiões ligeiramente deslocadas entre si, em nós sucessivos, descrevendo uma hélice, é chamada alternada.
Folhas Verticiladas
Folhas Alternadas
Autor: Amabis e Martho Biologia dos Organismos Classificação, Estruturas e Função nos
Seres Vivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário