segunda-feira, 27 de julho de 2015

Morfologia Externa da Flor


Morfologia Externa da Flor


 A flor é o órgão reprodutivo das plantas angiospermas. As flores que        apresentam  órgãos reprodutores de ambos os sexos são chamadas monóclinas ou hermafroditas). Já as que apresentam órgãos de apenas um dos sexos são chamadas díclinas.

As flores masculinas e femininas podem ocorrer nas mesma planta espécies  ( monóicas) ou em plantas diferentes( espécies dióicas)
ou em plantas diferentes ( espécies dióicas).


Verticilos Florais


Uma flor hermafrodita é geralmente constituída por quatro conjuntos de folhas modificadas, os verticilos florais, separados por curtos entre-nós. Os verticilos inserem-se em um ramo especializado, denominado receptáculo floral. Os quatro verticilos florais são o cálice, constituído pelas sépalas, a corola, constituída pelas pétalas, o androceu, constituído pelos estames, e o gineceu, constituído pelos carpelos. Uma flor completa, hermafrodita, apresenta sépalas, pétalas, estames e carpelos ( ovário).


Flor completa





Uma flor que apresenta os quatros verticilos florais, ou seja,  cálice, corola, androceu e gineceu é uma flor completa.

As sépalas são geralmente verde e lembram folhas. São as partes mais externas da flor e sua função é cobrir e proteger o botão floral antes de ele abrir-se. O conjunto de sépalas forma o cálice floral.

As pétalas são estruturas geralmente coloridas e delicadas e localizam-se internamente às sépalas. O conjunto de pétalas formam a corola. O conjunto formado pelos dois verticilos florais mais externos, o cálice e a corola, é denominado perianto ( em torno da flor).

Estames são folhas modificadas, onde formam-se os gametas masculinos da flor. O conjunto de estames formam-se o androceu ( masculino). Um estame geralmente apresenta uma parte alongada, o filete, e  uma parte terminal dilatada, a antera.

O interior da antera e geralmente dividido em quatro cavidades, dentro das quais formam-se  os grãos de pólen. 

Carpelos: são folhas modificadas, em que formam-se gametas feminino da flor. Um ou mais carpelos formam-se estruturas em forma de vaso, o pistilo. Ele apresenta uma região basal dilatada, o ovário, do qual parte um tubo, o estilete, que termina em uma região dilatada, o estigma. O conjunto de pistilo de uma flor constitui o gineceu ( parte feminina da flor)

O pistilo pode ser constituído por um, dois ou mais carpelos, dependendo do tipo da flor. Em geral, o número de câmaras internas que o  ovário apresenta corresponde ao número de  carpelos que fundiram-se para formá-lo. No interior do ovário formam-se um ou mais óvulos.



Estrutura de um estame




Estrutura de uma flor adulta






Os óvulos vegetais são estruturas complexas, constituídas por muitas células, Nisso, os óvulos vegetais diferem dos óvulos animais, que são estruturas unicelulares.

No interior de cada óvulo vegetal encontra-se uma célula especializada, a oosfera, que é gameta feminino propriamente dito.



Exemplos de flores quaresmeira




Brinco de princesa






Flor de Lírios






Amabis e Martho Biologia  2  Dos organismos Classificação, Estrutura e Função nos Seres Vivos

















Nenhum comentário:

Postar um comentário